Dados recentes mostram queda nas taxas de cobertura vacinal no Brasil, sendo este o motivo do retorno de tantas enfermidades. É importante uma cobertura vacinal de 95% em média para conseguimos controlar as doenças.
A taxa de cobertura vacinal foi de 95% em 2015 para 59% em 2021 sendo que as principais causas para este fato, segundo uma pesquisa realizada pelo ministério da saúde, são receio e desinformação.
Muitas pessoas acreditam que as doenças não existem mais e tem dúvidas sobre as vacinas e medo de reações ao imunizante.
Assim por esta queda na taxa da cobertura vacinal que doenças erradicadas tem voltado e as pessoas ficando doentes com problemas que não eram mais vistos no Brasil.
Um exemplo é a Poliomielite que começou a ser eliminada em 1988 e em 1994 não havia mais casos de Pólio nas Américas. Quem não se lembra do Zé Gotinha?
Outro caso de doença que tem voltado a ser uma ameaça para a população é o sarampo, que por vários anos foi uma das principais causas de mortalidade infantil em nosso país.
Vacinas salvam vidas!
Quem ama cuida, protege e vacina na VacinCare