O que previne
Difteria, Tétano, Coqueluche, Meningite por Haemophilus Influenzae do tipo B, Poliomielite e Hepatite B
Via de aplicação
Intramuscular
Do que é feita:
Trata-se da vacina Inativada, portanto não tem como causar a doença. É composta por Toxóides diftérico, combinados com a Célula inteira Purificada da Bactéria do Coqueluche ( Bordetela pertussis); partícula da superfície do vírus da Hepatite B e componente da Cápsula do Haemophilus influenza B, conjugado com uma proteína.
Lactose, cloretos de sódio, 2 Fenoxietanol, Hidróxido de Alumínio e água para injeção também fazem parte da composição da vacina, que ainda pode conter traços de antibiótico ( estroptomicina, neomicina e polimixina B), formaldeído e Soroalbumina de origem Bovina.
Esquema de dose
Uma dose aos 2, 4 e 6 meses de idade. 1º Reforço entre 12 e 18 meses
Contra Indicação
Crianças maiores de 7 anos de idade, com ou sem história de reação alérgica ou grave (anafilaxia) a algum componente da vacina.
Criança que apresentaram encefalopatia na semana seguinte a aplicação de vacina contendo componente pertussis e crianças que apresentaram anafilaxia a qualquer componente da vacina.
Indicação
Crianças até 7 anos de idade mesmo crianças que já tiveram Tétano, Difteria, doença causada pelo Hib e/ou Coqueluche, devem ser imunizadas, uma vez que essas doenças não conferem proteção permanente contra novas infecções.
Reações Adversas
Perda de apetite, irritabilidade, choro anormal e inquietação ( em crianças); dor; vermelhidão e inchaço o local da aplicação; febre maior ou igual a 38°c; cansaço.
Reações comuns
Nervosismo, vômito, diarreia, coceira, febre acima de 39,5°c, endurecimento do local da aplicação.